Baleal Surf Camp Peniche Portugal

Book Now!

 

 

Épocas de Surf em Peniche

Peniche é uma região conhecida pela enorme consistência das suas ondas. É muito raro não haver ondas surfáveis. No entanto tal como no resto da costa Oeste de Portugal, é no Outono, Inverno e Primavera que as condições melhoram consideravelmente sobretudo para surfistas com nível mais avançado.

Dependendo das condições oceânicas apresentadas em determinado dia existem potencialmente disponíveis cerca 20 surfspots num raio de 15km logo é quase sempre possível encontrar uma onda para o teu nível de surf.


Fazemos agora uma breve descrição das condições de surf consoante as estações do ano.

Estatísticas de Surf

Condições de Ondulação e Ventos em Peniche | Oeste de Portugal

Verão

Verão, época de férias e também de condições ideais para os principiantes no nosso surf camp em Peniche. De facto é no verão que as ondas são mais pequenas e suaves. A maior parte dos reef´s não funcionam pelo que são as ondas de beach break que se apresentam surfáveis.

Com uma extensa costa a Norte e a Sul nesta parte de Portugal, onde predominam os beach breaks, encontra-se sempre uma praia com condições ideais para principiantes ou surfistas intermédios.

O crowd nesta altura não é um problema pois temos uma praia, o “Cantinho da Baía”que é exclusiva para o nosso surfcamp. A temperatura da água anda à volta dos 20º Celsius pelo que um fato 3/2 ou até um short é suficiente para a tua surfada.

Outono

É no Outono que o Oceano Atlântico acorda e começa a enviar linhas de ondulação ordenadas em direção à costa de Portugal, originando dia perfeitos e potentes para gáudio dos surfistas que não conseguem viver sem estar em contacto permanente com as ondas.

A temperatura da água continua relativamente quente( um fato 3/2 é suficiente). É nesta época que os ventos são moderados e suaves originando muitos dias de glass ou offshore.

Nesta altura do ano a maior parte do crowd de verão já se foi embora de Peniche e as condições são quase perfeitas para as aulas de surf do surf camp.

Inverno

Já no Inverno as condições tornam-se mais exigentes. O vento sopra com mais força e muitas vezes as ondas ultrapassam os 3 a 4 metros nos locais mais expostos á entrada da ondulação.

Mas é aqui que Peniche faz a diferença em relação a outros destinos de surf em Portugal e toda a Europa. Devido ao peculiar recorte da linha da costa, com diversas baías e locais mais abrigados, é sempre possível encontrar um surf spot onde poderás surfar ondas mais acessíveis, como por exemplo o Molhe Leste ou os Cerros.

Enquanto que nesta época em Espanha, França ou Reino Unido a temperatura da água anda à volta dos 8/10ºCelsius, em Peniche a temperatura da água nunca baixa dos 15º Celsius pelo que um fato 4/3 mm e eventualmente umas botas e gorro é suficiente para estares confortável na água.

O melhor mesmo é que o crowd desapareceu e terás imenso espaço no line up.

Primavera

Com a Primavera as temperaturas começam a subir e a intensidade do swell originado no atlântico norte começa progressivamente a diminuir.

Nesta época os ventos podem soprar de várias direcções num mesmo dia. Aqui é essencial o conhecimento local para surfar à hora certa no local certo.

Com sorte podes apanhar ondas mágicas quando quase todos foram surfar a outro local de Peniche, e isto num dia quente cheio de sol.
Um fato 3/2 é suficiente visto a temperatura da água rondar os 17/8º Celsius.