Baleal Surf Camp Peniche Portugal

Book Now!

 

 

Peniche - A cidade mais Ocidental da Europa

Localização de Peniche na Europa e Portugal
Peniche está localizada mesmo no centro da costa Oeste de Portugal

 

Peniche fica localizado na rica região do Oeste de Portugal, cerca de 90 km a norte de Lisboa.

Peniche que até à idade média era uma ilha, ligou-se progressivamente ao continente a partir de século XVII através de um istmo de areia.


Video de Peniche em "timelapse" por João Marques

 

Rezam as crónicas que teriam sido um punhado de Lusitanos que ao fugir da retaliação das hostes de Júlio César se teriam refugiado nesta ilha e fundado a povoação.

Destaques

- Berlengas
- Forte de Peniche
- Cabo Carvoeiro
- Situação Geográfica
- Gastronomia

 
   


 

Desde sempre ligada ao mar, esta cidade, a mais ocidental do continente europeu, tinha na pesca da sardinha, atum e lagosta a sua principal actividade, assim como a construção naval e a indústria de conserva de peixe.

Hoje em dia com o declínio das actividades piscatórias o concelho tem apostado na horto fruticultura e no turismo. Com uma localização ideal para o surf este desporto é importante para o futuro de Peniche e da região.

Baleal & Peniche on Google Earth
Peniche Town Map

Peniche Town Map

Peniche in Portugal's Surfing History

Peniche é umas das regiões de surf mais importantes de Portugal e para muitos actualmente a verdadeira capital do surf.

O surf é practicado aqui desde o final do anos 60 e início dos anos 70, quando os primeiros surfistas locais começaram a practicar o surf nos picos do Molhe Leste e do Baleal. Antes disso existem registos de surfistas estrangeiros a viajarem pela costa portuguesa e que naturalmente identificaram as penínsulas do Baleal e Peniche como locais de excelência para a practica do surf.


Pimeiros tempos no Baleal; Fundador Bruno com uma prancha da Africa do Sul


Desde esses primórdios o surf cresceu extraordinariamente e faz actualmente parte do quotidiano em Peniche e Baleal com actividades desde a reparação e fabrico de pranchas de surf e bodyboard, lojas de surf, escolas de surf e "surf camps" até mesmo alojamentos idealizados precisamente para surfistas de todo o mundo e claro o clube de surf de Peniche (Peninsula de Peniche Surf Clube) orgulhosamente apoiado por nós.

De facto o Baleal Surf Camp foi o primeiro surfcamp Português e começou a sua actividade junto do pico do Cantinho da Baía tendo assim sido pioneiro na actividade em Portugal. Actualmente existem dezenas de escolas de surf e surf camps a operar na região.
 
Muitos outros baseados noutras regiões de Portugal usam frequentemente a zona de Peniche pois nas suas regiões de origem as condições não são tão consistentes nem com tantas opções como em Peniche e no Baleal. É frequente ver escolas e clubes de França e Espanha deslocarem-se à zona de Peniche para realizarem semanas de treino.

A primeira esola de surf em Peniche - 1993 o protótipo do Baleal Surf Camp

Em 2009 aconteceu um evento histórico para o surf em Portugal quando a A.S.P. juntamente com a Rip Curl e a Câmara Municipal de Peniche trouxeram de volta o campeonato do mundo de surf para Portugal com a realização do Rip Curl Search.

Este evento móvel do W.C.T. (World Championship Tour) acabou por ser um campeonato épico segundo a esmagadora maioria dos relatos e um marco e ponto de viragem no surf em Peniche e Portugal.


Bede Durbridge num tubo para a direita em Supertubos durante o Rip Curl Search Peniche 2009


O evento organizado sob a ideia de mobilidade total e apesar do local principal de situar no pico dos Supertubos, a onda mais mediática e famosa de Peniche, acabou por ver competição ser realizada em mais 3 picos da região.
Houve campeonato no Molhe Leste, Lagido e Belgas (Pico da Mota) e ainda uma sessão de tow-in atrás das arribas do Baleal.

Todas estas sessões de surf com locais diferentes, fundos diferentes, ondulações e ventos diferentes demonstraram ao mundo a incrível variedade e consistência da região de Peniche e coincidência ou não a A.S.P. decidiu incluir Peniche para o W.C.T. em 2010 e 2011.

A Taça de Portugal de Surf em Peniche no Baleal Surf Camp

A F.P.S. desde 2006 e por 3 anos consecutivos organizou a Taça de Portugal de Surf em Peniche mais precisamente nas instalações do Baleal Surf Camp.

Em 2007 a Quiksilver organizou o seu King of the Groms no Baleal também aqui nas instalações do Baleal Surf camp...

King of the Groms Portugal 2007 winners at Baleal Surf Camp Peniche, Portugal

Uma vez mais a consistência do surf mas igualmente a disponibilidade de uma infraestrutura de qualidade foram fatores de peso na decisão e representam mais um carimbo de qualidade ao Baleal Surf Camp em Peniche a Capiotal da Onda em Portugal.

 
Video of Peniche

Video of Peniche by Baleal Surf Camp-Click to watch

Maps

Map

Download PDF
Mapa Peniche Centro

Download PDF
Mapa Península de Peniche

Download PDF
Mapa Concelho de Peniche