Baleal Surf Camp Peniche Portugal

Book Now!

 

 

Baleal - O Centro do Surf em Peniche

O Baleal outrora também uma ilha, deve o seu nome a ter sido na idade média um local de corte e talhe de baleias.As baleias eram posteriormente transportadas para o porto da Atouguia da Baleia. Isto porque a partir do século XV, XVI, um progressivo assoreamento da baía que se estendia da Atouguia da Baleia até Peniche impedir a entrada dos barcos que levavam as baleias capturadas a reboque.

Baleal Peniche Surf Centre

Esta praia situada 5 km a norte de Peniche é umas das mais bonitas de Portugal, com um posicionamento geográfico único é considerado ideal para aulas de surf para iniciantes e excelente para surfistas experientes. Foi nesta praia que a nossa escola de surf e surf camp se baseou em 1993 precisamente num dos picos considerados ideais para aulas de surf para iniciantes e crianças. Hoje em dia practicamente todos os surf camps em Peniche estão localizados no Baleal tornando óbvio o potencial para a practica do surf e tendo tornado a zona no centro de surf em Peniche.

Destaques

- Praia dos Barcos
- Capela
- Forte
- Espetacular Localização
- Praia com características únicas em Portugal

 
   


Baleal & Peniche on Google Earth
Baleal Map

Baleal Map

Baleal in Portugal Surfing History

Graças à geografia peculiar das penínsulas do Baleal e Peniche, é possível encontrar ondas de qualidade durante o ano todo e quase sempre existe um pico com boas condições de vento e ondulação.


A Prainha no Baleal e em segundo plano a Almagreira e a costa norte


Desde a Consolação até aos Belgas, por outras palavras num raio de 15Km, é possível encontrar mais de 20 picos diferentes, adequados a vários níveis de surf.

 

Naturalmente as zonas de Peniche e Baleal sempre atraíram surfistas em viagem e os picos do Molhe Leste, Cantinho da Baía e Lagido foram dos primeiros a serem surfados em Portugal.


Vista aérea do Baleal
Vista aérea do Baleal com os picos do Lagido, Prainha e Cantinho

No Baleal um dos primeiros registos da presença de surfistas data de 1965 quando alguns surfistas de Inglaterra permaneceram alguns dias na região e surfaram no Baleal e Molhe Leste. Mais tarde em 1967 Richard Browning e aguns amigos do Guernsey Surf Club surfaram no Baleal quando estiveram de passagem a caminho da Ericeira.


Richard Browning e o Guerney Surf Club no Baleal em 1967
Foto gentilmente oferecida por Richard Browning

Graças à sua peninsula mais pequena com diferentes condições de surf muito próximas umas das outras a zona do Baleal é onde a esmagadora maioria dos surf camps estão actualmente localizados.

 

O Baleal Surf Camp que foi o pioneiro em Peniche e Portugal tem a vantagem de se ter baseado no melhor local da região com condições ideais para a iniciação e para aulas de surf para crianças por exemplo.

 
Video of Baleal

Video of Baleal by Baleal Surf Camp-Click to watch

Peniche & Baleal Maps Download

Download PDF
Mapa Baleal

Download PDF
Mapa Concelho de Peniche

Download PDF
Mapa Lisboa-Balelal